Região



Relva da Mó e Roda Fundeira, Herdade de Alvares, Alvares, Góis, Pedrogão Grande e Lousã são regiões encantadoras situadas no coração de Portugal. Cada um desses lugares possui suas características únicas e rica herança cultural.

Relva da Mó e Roda Fundeira



Implantadas na encosta da margem esquerda da Ribeira do Sinhel, nas linhas cruzadas da Serra da Lousã, desde antes de 1400. A sua gente, incansável, conquistou calçadas e lameiros, casas, azenhas e lagares, com as mãos, pedra sobre pedra de xisto.

Herdade de Alvares



Era pertença do Mosteiro de Folques, antigo Convento dos Frades Crúzios (1162), situado em Arganil. Em carta de Foral de 1281 (1319 da era de César), é feita uma doação de terrenos a Martim Gonçalves e sua mulher Maria Viegas para que, seguindo o mote de D. Dinis, ?fosse roçada, lavrada e nela plantada vinhas e árvores?. O território ficou designado como Herdade de Alvares, havendo suspeitas de ter recebido o nome da terra de origem dos seus novos senhores ? Dalvares.

Alvares



Freguesia do concelho de Góis com 100,57 Km2, situada na vertente sul dos maciços da Lousã e do Açor, foi sede de concelho até 1855 altura em que, por reforma administrativa, foi agregada ao concelho de Góis. Conta actualmente com pouco mais de 800 habitantes dos 4222 que tinha em 1950. A melhoria dos acessos à região com a ligação à EN2 favoreceu os movimentos migratórios das décadas de 30-60 do século XX, em busca de vidas mais fáceis na capital.

Casas do Sinhel

Rua do Vale da Mego nº 2, Roda Fundeira

Alvares, 3330-109, Portugal

[email protected]

+351966534535

+351919422281

If you see this, leave this form field blank.
Eu concordo com a política de privacidade

Os dados coletados neste formulário são processados pela Casas do Sinhel e pela Amenitiz Solutions para gerenciar as informações de solicitação de contato no site https://www.casasdosinhel.pt, de acordo com nossa Política de Privacidade.

Góis



A Vila de Góis situa-se no Vale do Ceira entre as serras do Carvalhal e do Rabadão e é conhecida por ser a capital do Rio Ceira. Conserva o seu traço antigo e elementos históricos nos caminhos diários da população, tendo apostado fortemente na área do turismo para o início do séc. XXI, expandindo-se em habitações e respostas de serviços.

Pedrogão Grande



É sede de município do distrito de Leiria desde 1898, vila portuguesa da região Centro e sub-região de Pinhal Interior Norte. Tem 128,75 Km2 e 3915 habitantes (Censos 2011) que se distribuem por três freguesias. Situa-se no extremo noroeste do distrito, muito próximo do centro geográfico de Portugal. O seu primeiro foral data de 1206, tendo sido renovado com o Foral Manuelino em 1413.

Lousã



Desde 1513, um município do distrito de Coimbra, região Centro e sub-região de Pinhal Interior Norte. Tem 138,40 Km2 e 17604 habitantes (Censos 2011) que se distribuem por quatro freguesias. A vila da Lousã situa-se na zona de transição entre o centro distrital mais urbano e as terras mais rurais. Possui a variação demográfica positiva mais elevada da zona: 18%, muito superior à média nacional de 4,6%.